Agora é lei! O Sistema Único de Saúde, o SUS, vai ter que disponibilizar na internet, de modo acessível para o cidadão, os estoques de medicamentos das farmácias públicas.

A determinação foi publicada esta semana no Diário Oficial da União.

A lei entra em vigor em janeiro do ano que vem.

O texto da proposta que virou lei foi apresentado em 2019 pelo ex-deputado federal Eduardo Cury, do PSDB de São Paulo, que argumentou, na ocasião, que a divulgação dos estoques, além de melhor gestão na compra os medicamentos, pelo SUS, evita o deslocamento desnecessário de pacientes.

Não é raro, no Brasil, que o paciente que pega remédio na rede pública só saiba que o medicamento está em falta quando chega à farmácia.

Hoje, o Ministério da Saúde disponibiliza uma lista simplificada fo programa Farmácia Popular do Brasil, que faz parceria com a rede privada de drogarias.

Nessa lista, dá para quais remédios podem ser retirados nessa rede, mas há informações, por exemplo, sobre a quantidade disponível.

A atualização da lista também não é frequente. A a mais nova lei determina frequencia na astualização da lista. 


Fonte: Agência Rádio 2 (Parceira)

Deixe seu Comentário


Mônica Sirlene de Almeida - 25/08/2023 09h37
Isso vai ser muito bom,principalmente para não ficar cheio nas farmácias e com filas,q até para idosos tem q ficar hrs esperando atendimento.